Comunicação e relacionamento interpessoal: um cuidado constante.

A comunicação disfuncional entre as pessoas continua sendo uma das vilãs nos relacionamentos sem conexão dentro das empresas. Um assunto muitas vezes negligenciado, o que leva a problemas que travam relacionamentos e desencadeiam trabalhos improdutivos. No ambiente  organizacional é primordial alinhar as trocas comunicacionais para evitar ruídos, mal entendidos  e possíveis conflitos, que podem interferir no trabalho de equipe e na entrega dos serviços. 

Mas, afinal o que acontece que muitas vezes as pessoas não conseguem ter uma comunicação  assertiva, fluida e clara a ponto de serem compreendidas, independente da mensagem e do  sentimento envolvido nela?

Algumas das razões comportamentais, que fazem as pessoas terem dificuldade em manter  uma comunicação sem más interpretações são: 

✓ Temer ser mal compreendido e perder a credibilidade e o respeito de colegas, pares ou  equipe. Esta atitude de medo pode gerar o afastamento dos demais, gerando um  comportamento submisso e de aceitação constante dos pareceres alheios, perdendo a  individualidade.

✓ Ter menor domínio de sentimentos e impulsos e expressar suas mensagens com  manifestações carregadas de reação afetiva. Este comportamento, muitas vezes, leva a  má interpretação do conteúdo da mensagem, pois o teor emocional mascara o conteúdo.

✓ Deixar de certificar-se de que o outro entendeu realmente o que foi comunicado,  aplicando a técnica da “metacomunicação” ( verificação por parte do comunicador se o  receptor da mensagem entendeu o conteúdo da mesma, através de perguntas diretas).

✓ Ignorar ou desacreditar em feedbacks que ajudam a entender como a comunicação está  sendo interpretada pelas pessoas. Ser aberto a receber feedbacks é uma habilidade  exigida no processo que se estabelece entre as pessoas que se relacionam.

✓ Negligenciar a escuta ativa, pois a partir da atenção qualificada e consciente na  mensagem do outro é que se propicia uma boa troca de ideias e consequente  relacionamento mais eficiente.

✓ Desconsiderar as diferenças de idade, cultura, naturalidade e nacionalidade, e demais  aspectos que diferenciam a linguagem e o modo das pessoas compreenderem uma  mensagem. Por isto, ter um interesse genuíno em relação a estas diferenças individuais  ajuda no momento da troca de mensagens, tornando o conteúdo da comunicação mais  claro e compreensível.

✓ Descuidar da comunicação não verbal, uma vez que existem pesquisas que mostram  que a maior porcentagem da aquisição e compreensão de uma mensagem se concentra  em expressão facial e tom de voz no processo de comunicação. Desta forma, o  entendimento do conteúdo da mensagem é focado em aspectos que vão além do  conteúdo.

✓ E não menos importante, deixar que a primeira impressão e as percepções pessoais  interfiram no conteúdo da comunicação. Afinal, se sabe que estes aspectos podem  afastar as pessoas.

Por fim, considerados os aspectos envolvidos no processo de comunicação, as  possibilidades da comunicação ser disfuncional e interferir nos relacionamentos poderão  ser minimizadas. E com uma comunicação funcional, o impulso à produtividade será  mais propício, a atmosfera de confiança existirá e oportunizará respeito e empatia entre  as equipes de trabalho, bem como irá gerar o sentimento de valorização dos  profissionais.

 

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Por: Arlete Zagonel Galperin

Mestre em Organizações e Desenvolvimento (FAE); Pós-graduada em RH (PUC); Graduada em Psicologia (UTPR); Ex-diretora da ABRH-PR; Diretora/Consultora de RH da ZHZ Consultores em processos de assessment, Programas de desenvolvimento de lideres e equipes e orientação de mercado.