Não é novidade que a globalização traz ao mundo atual inúmeras transformações em todos os setores da vida, sendo o progresso tecnológico um dos principais marcos deste cenário. Este ambiente volátil e complexo tem exigido novas respostas das organizações tais como a flexibilidade, a inovação e a agilidade que podem ser obtidas, através da valorização do capital humano e do patrimônio de conhecimento que ele representa.
Diante dessa percepção questiona-se: Qual a importância da capacitação de talentos dentro da sua empresa? Treinar, desenvolver enfim capacitar é uma das perpétuas estratégias de gestão, que demonstra ser capaz de garantir valor para as pessoas e organizações quanto à aprendizagem contínua, criatividade, foco no negócio, colaboração, produtividade, qualidade, bom clima organizacional e um ambiente de confiança, que consequentemente propiciará um negócio competitivo pelo aumento de desempenho e melhoria nos resultados.
Assim capacitar é preciso! Um ato constante e comprova excelentes resultados se:
- Entender o modelo estratégico do negócio;
- Realizar um planejamento eficaz das etapas do treinamento e desenvolvimento;
- Identificar quais são os objetivos de capacitação e desempenho esperado da equipe;
- Definir investimento em T&D e quando e como executar os treinamentos;
- Identificar como mensurar seus resultados, indicadores de aprendizagem e de aplicação no dia a dia de trabalho.
Pode-se assegurar que o investimento em treinamento e desenvolvimento agrega comprometimento e engajamento e favorece também, o fortalecimento da reputação da empresa na comunidade, quanto à atração e retenção de talentos.
Por: Sandra Fusco
Mestre em Gestão da Qualidade e Produtividade (UFSC). Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos (F.A.E. PR), Psicóloga (Universidade Sagrado Coração-SP). Especialista em Condução de Grupos (Holos – SP). Com sólida experiência, generalista, nos subsistemas de R.H, prioritariamente em Recrutamento & Seleção e Treinamento & Desenvolvimento. Consultora parceira da ZHZ Consultores.