A comunicação disfuncional entre as pessoas continua sendo uma das vilãs nos relacionamentos sem conexão dentro das empresas. Um assunto muitas vezes negligenciado, o que leva a problemas que travam relacionamentos e desencadeiam trabalhos improdutivos. No ambiente organizacional é primordial alinhar as trocas comunicacionais para evitar ruídos, mal entendidos e possíveis conflitos, que podem interferir no trabalho de equipe e na entrega dos serviços.
Mas, afinal o que acontece que muitas vezes as pessoas não conseguem ter uma comunicação assertiva, fluida e clara a ponto de serem compreendidas, independente da mensagem e do sentimento envolvido nela?
Algumas das razões comportamentais, que fazem as pessoas terem dificuldade em manter uma comunicação sem más interpretações são:
✓ Temer ser mal compreendido e perder a credibilidade e o respeito de colegas, pares ou equipe. Esta atitude de medo pode gerar o afastamento dos demais, gerando um comportamento submisso e de aceitação constante dos pareceres alheios, perdendo a individualidade.
✓ Ter menor domínio de sentimentos e impulsos e expressar suas mensagens com manifestações carregadas de reação afetiva. Este comportamento, muitas vezes, leva a má interpretação do conteúdo da mensagem, pois o teor emocional mascara o conteúdo.
✓ Deixar de certificar-se de que o outro entendeu realmente o que foi comunicado, aplicando a técnica da “metacomunicação” ( verificação por parte do comunicador se o receptor da mensagem entendeu o conteúdo da mesma, através de perguntas diretas).
✓ Ignorar ou desacreditar em feedbacks que ajudam a entender como a comunicação está sendo interpretada pelas pessoas. Ser aberto a receber feedbacks é uma habilidade exigida no processo que se estabelece entre as pessoas que se relacionam.
✓ Negligenciar a escuta ativa, pois a partir da atenção qualificada e consciente na mensagem do outro é que se propicia uma boa troca de ideias e consequente relacionamento mais eficiente.
✓ Desconsiderar as diferenças de idade, cultura, naturalidade e nacionalidade, e demais aspectos que diferenciam a linguagem e o modo das pessoas compreenderem uma mensagem. Por isto, ter um interesse genuíno em relação a estas diferenças individuais ajuda no momento da troca de mensagens, tornando o conteúdo da comunicação mais claro e compreensível.
✓ Descuidar da comunicação não verbal, uma vez que existem pesquisas que mostram que a maior porcentagem da aquisição e compreensão de uma mensagem se concentra em expressão facial e tom de voz no processo de comunicação. Desta forma, o entendimento do conteúdo da mensagem é focado em aspectos que vão além do conteúdo.
✓ E não menos importante, deixar que a primeira impressão e as percepções pessoais interfiram no conteúdo da comunicação. Afinal, se sabe que estes aspectos podem afastar as pessoas.
Por fim, considerados os aspectos envolvidos no processo de comunicação, as possibilidades da comunicação ser disfuncional e interferir nos relacionamentos poderão ser minimizadas. E com uma comunicação funcional, o impulso à produtividade será mais propício, a atmosfera de confiança existirá e oportunizará respeito e empatia entre as equipes de trabalho, bem como irá gerar o sentimento de valorização dos profissionais.
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Por: Arlete Zagonel Galperin
Mestre em Organizações e Desenvolvimento (FAE); Pós-graduada em RH (PUC); Graduada em Psicologia (UTPR); Ex-diretora da ABRH-PR; Diretora/Consultora de RH da ZHZ Consultores em processos de assessment, Programas de desenvolvimento de lideres e equipes e orientação de mercado.