Todo final de ano existe a tendência das pessoas fazerem uma retrospectiva de sua trajetória profissional e pensarem no próximo ano. Desafios aconteceram, alegrias e tristezas estiveram presentes em vários momentos, sucesso e méritos foram enaltecidos, enfim, uma infinidade de acontecimentos e sentimentos rechearam o ano de cada um, respeitando suas individualidades. Afinal, 2022 foi um ano com provações, dificuldades e superação, contando com novos rumos em aspectos como saúde, política, educação, economia e outros. Muitos vivenciaram sentimentos e praticaram ações diferentes, na busca de adequações a novos cenários. Por outro lado, alguns se mantiveram estagnados, sem iniciativa para buscar novas soluções às situações menos favoráveis que vivenciaram.
Na perspectiva da psicologia positiva, lembrar de cenários de superação vividos, das aprendizagens adquiridas e do crescimento profissional e pessoal e perceber o lado positivo de cada condição é salutar e impulsionador pois, são sentimentos que agenciam a motivação, a vontade de crescer e a aprender constantemente.
Assim sendo, algumas perguntas que podem ajudar nesta reflexão são:
- Você está feliz, de bem com a vida e tendo boas lembranças de sua carreira e das realizações profissionais que passou no decorrer de 2022?
- O trabalho atual continua te trazendo motivação e impulsionando a buscar novas ideias?
- Fez mudanças na sua rotina que trouxeram melhorias?
- Adquiriu competências e talentos diferentes que te ajudaram?
- Quais as lições e aprendizagens que trouxeram maturidade e mais conhecimento para sua vida?
- Valorizou e comemorou os momentos de alegria e superação?
Por fim, caso tenha refletido e definido que está no caminho da realização e da evolução, continue a investir na sua carreira e a estruturar mais ganhos e crescimentos.
Entretanto, caso tenha percebido um sentimento de insatisfação e a vontade de pensar em novos rumos e novas oportunidades e iniciar o novo ano com um plano de ação para buscar um trabalho diferente ou mais motivação ao atual, abra-se para as mudanças. Mudar de hábitos por meio de um plano de ação consistente é positivo e incentivador. Facilite sua mudança planejando e destinando uma meta de tempo. Mantenha a disciplina e a persistência, tendo o equilíbrio necessário para enfrentar as adversidades e superar os desafios inerentes a uma nova rotina. Lembre-se, se trata de um processo de desenvolvimento gradual e processual.
Mãos à obra! O ano de 2023 está chegando e cabe a cada um escrever sua trajetória futura, seguir seus desejos, buscar a concretização de sonhos e viver de forma plena um genuíno bem-estar.
Confira outros artigos clicando aqui.
Por: Arlete Zagonel Galperin
Mestre em Organizações e Desenvolvimento (FAE); Pós-graduada em RH (PUC); Graduada em Psicologia (UTPR); Ex-diretora da ABRH-PR; Diretora/Consultora de RH da ZHZ Consultores em processos de assessment, Programas de desenvolvimento de lideres e equipes e orientação de mercado.