ARTIGO

O RH que Gera Lucro


Por: ZHZ Consultores


Conforme a matéria, "O RH que gera lucro", publicado na revista Exame, no mês de abril/2015, a área de gestão de pessoas vem ganhando notoriedade e importância dentro das organizações, que cada vez mais entendem o papel estratégico da área e a importância do bom alinhamento entre seu capital humano e seus objetivos estratégicos.

Segundo estudos publicados pelas consultorias Boston Consulting Group, Towers Watson e EY, a capacidade da área de recursos humanos e o desempenho da organização estão diretamente ligados.

Christian Orglmeister, da BCG, afirma que as organizações que contam com um RH eficiente têm resultados econômicos duas vezes maiores do que aquelas com uma fraca gestão de pessoas.

Conforme os estudos da BCG, as empresas com melhor desempenho financeiro possuem avaliações positivas dentre os tópicos de RH avaliados, sem a necessidade de ações emergenciais, contudo, as empresas com um fraco desempenho financeiro apresentaram necessidades de melhorias em todos os tópicos avaliados e em 27 subtemas de gestão de pessoas.

O estudo avaliou as 100 melhores e as 100 piores empresas em desempenho financeiro (levando em conta a média da margem operacional e da variação da receita durante 2012 e 2013).

Isso reforça o papel estratégico do RH, que faz com que as organizações entendam seu planejamento estratégico em relação às pessoas e passam a inseri-las não só como força de trabalho, mas também como ferramenta fundamental para o desenvolvimento da organização.


Leia mais sobre a matéria em: http://exame.abril.com.br/revista-voce-rh/edicoes/36/noticias/o-rh-que-gera-lucro