ARTIGO

Tenha a Ansiedade como Sua Aliada


Por: Vanessa Goulart*


Quem já não se sentiu ansioso antes de uma entrevista de emprego, o primeiro dia numa nova empresa ou frente a possibilidade de uma promoção? No ambiente de trabalho enfrentamos situações adversas, sofremos pressão e tomamos decisões que impactam não só o nosso trabalho como o dos colegas. Portanto, não existe quem nunca tenha sofrido com a ansiedade.

Por incrível que pareça este sentimento inquietante é inerente ao ser humano e pode ser um impulso na nossa vida e ter uma ação transformadora. A ansiedade não precisa ser um sentimento devastador, que paralisa a pessoa, ela pode ser sim muito útil ao nosso crescimento pessoal e profissional.

Mas como tudo na vida o ponto chave é o equilibro. O que faz a ansiedade ser prejudicial é o seu excesso, pois na medida certa ela nos estimula a agir e enfrentar as situações com coragem. Segue algumas dicas para manter a ansiedade na dose certa:

Reconheça seus limites: Nem tudo você pode fazer sozinho, não queira fazer o que não está ao seu alcance e nem aceitar todos os pedidos que os outros lhe façam, isso gera estresse e inquietação.

Procure ver as coisas de uma maneira positiva: Especialistas dizem que os otimistas trabalham melhor com a ansiedade e não se desesperam quando têm que agir. Pelo contrário, encaram e resolvem o obstáculo sem sofrer. Lembre-se, veja o “copo meio cheio” ao invés de “meio vazio”.

Desenvolva o autoconhecimento: Identifique e reconheça suas habilidades e competências, isto lhe ajudará a desenvolver a autoconfiança necessária para enfrentar as dificuldades.

Enfrente diretamente os problemas: Na maioria dos casos, a ansiedade diminui quando se aborda diretamente o problema. Lembre-se que se a dificuldade estiver no futuro e distante, a inquietação não vai passar.

Entretanto, se apesar dos seus esforços você não consegue controlar a ansiedade e ela já está prejudicando o seu desempenho no trabalho e outros aspectos da sua vida, está na hora de procurar uma ajuda profissional. Por meio desta ajuda você vai entender o que causa sua ansiedade e aprender uma forma de reagir a estas situações.

A ansiedade é uma resposta do nosso corpo e da nossa mente para nos tirar de situações complicadas, ela pode ser ótima para avaliar as situações, fazer previsões, planejar e agir. Sob controle, ela pode nos ajudar e muito. Por isso, tire proveito da ansiedade e faça uso dela a seu favor.


* Graduada em Psicologia (PUC-PR) com Formação e Pós-Formação em Gestalt Terapia; Colaboradora da ZHZ Consultores por 10 anos e desde junho de 2015 atua como Psicóloga Clínica.