ARTIGO

Equipes bem Alinhadas


Por: Soraya Calvo*


Quando falamos em equipes de sucesso o que se espera é encontrar equipes engajadas, com o corpo e a mente no mesmo lugar, pois o resultado final depende do esforço conjunto.

Fazendo uma analogia entre grupos que andam de bicicleta e equipes de trabalho, é perceptível que os objetivos são semelhantes, sendo que o denominador comum de ambos concentra-se em preservar o resultado. No caso do ciclista, percurso seguro e na equipe de trabalho, o resultado profissional e/ou financeiro.

A contribuição de todos é imprescindível, uma vez que a equipe torna-se “um corpo”, pois o trabalho não pode ser realizado por uma pessoa e sim por um grupo que se una o suficiente para dar vida harmônica àquele corpo “a Equipe”. Cada componente depende do bom funcionamento de outro.

Um ciclista pode fazer um longo percurso sozinho, porém as condições de segurança, apoio, incentivo não são as mesmas. No trabalho em equipe, da mesma forma, o suporte, a união e a complementação de ideias, o tornam mais eficaz.

Certamente é um desafio fazer com que pessoas diferentes alcancem um resultado comum, mas esta é a arte da convivência e para isto é necessário que algumas condições sejam respeitadas. Em uma equipe assim como em um grupo de ciclistas cada um tem a sua parte a cumprir. Saber pedalar x ter conhecimento técnico para a realização do trabalho, é fundamental e absolutamente individual. Entretanto, a resistência, forma física e destreza podem ser desenvolvidas com apoio do grupo. Os mais aptos podem ajudar os menos preparados e conseguir deles alta performance através do incentivo, troca de conhecimentos e experiências, apoio técnico, correção de percurso e esclarecimento de metas.

O sucesso para uma jornada segura e prazerosa de um grupo de ciclista x a realização de um trabalho em equipe com um bom desempenho, está ligado ao efeito desta atividade ou trabalho na vida de cada um individualmente.

Assim como é um grande prazer realizar um percurso difícil, com grande altimetria e vários obstáculos a vencer, além da resistência e determinação em conseguir, também é uma grande vitória realizar um excelente trabalho, integrando uma equipe que consegue, através de cada um, obter sucesso na realização como um “corpo” harmonioso e saudável.

Por fim, tal como uma equipe de ciclistas que buscam integração e preservação de resultados, equipes de trabalho bem afinadas requerem pessoas unidas, com objetivos alinhados, respeitando individualidades e tendo paciência para com o “timing” uns com os outros. As habilidades afloradas devem ser aproveitadas, pois é da união de talentos em prol de uma causa que se estabelece o tamanho do sucesso da empresa.


* Psicóloga com Especialização em Orientação Profissional e Gestão de Pessoas (IBPEX). Capacitação em Dinâmicas em Grupo, Competências Gerenciais, Técnicas de Avaliação e The Coaching Clinic pelo O Corporate Coach. Formação de Consultor DISC pela E Talent e Curso de Eneagrama, pelo Instituto Eneagrama. Consultora parceira da ZHZ Consultores.