ARTIGO

A Arte de Apresentar Ideias


Por: Arlete Zagonel Galperin*


Apresentar idéias, quer seja numa reunião de trabalho ou em uma palestra é uma situação que para a maioria das pessoas é motivo de nervosismo, agitação e estresse. A arte da apresentação pode ser desenvolvida e deve focar alguns fatores facilitadores, que fazem a diferença e criam confiança na platéia. As apresentações oportunizam a troca de idéias, a divulgação de opiniões e a exposição de algum projeto e de certos procedimentos. Portanto, identificar o público, conhecendo suas expectativas e nível de compreensão do assunto tratado, estabelece um relacionamento mais afinado e um cenário para o planejamento e a organização da apresentação.

Uma das estratégias para se ter sucesso é estabelecer os recursos que cumprem o papel de norteadores da apresentação, bem como são os facilitadores para o repasse das informações e absorção de aprendizagens. Neste sentido, o local, os recursos áudio visuais (tais como filmes, slides, gráficos, tabelas e imagens) servem de suporte para captar a atenção do ouvinte, tornando a aprendizagem mais eficaz.

Outra estratégia interessante é utilizar a linguagem corporal positiva por meio de expressão facial e postura, criando confiança no público. O sorriso, a cordialidade e a simpatia sempre trazem um clima agradável para a apresentação, bem como uma imagem positiva que impacte e reforce a mensagem. Os recursos vocais também criam um impacto positivo na medida em que o apresentador utiliza entonações diferentes, que provocam sentimentos, emoção e lógico, credibilidade. Dar vida a fala evita a monotonia e faz com que a platéia permaneça um tempo maior atenta. Humor adequado também funciona, desde que adequado e inteligente, baseado em brincadeiras simples para dar um toque mais descontraído em alguns momentos.

Neste sentido, a estratégia de dividir assuntos em tópicos, dar exemplos constantes, compartilhar experiências e estimular a interação, agem como recursos motivadores para manter o público ouvinte interessado no assunto. No término da apresentação, se for possível, finalizar com um resumo, ou algo de impacto como uma pergunta que provoque e oportunize uma reflexão, leva o público a sair satisfeito.

Desta forma, planejando as devidas estratégias, utilizando recursos adequados no momento da apresentação e se preparando para a exposição, torna grande a probabilidade de causar um impacto positivo na apresentação.

Por fim, para a próxima exposição buscar feedback é devido, pois entender os pontos fortes e as melhorias que deverão ser implementadas, oportunizarão melhor desempenho quanto a técnica da sua apresentação!


* Mestre em Organizações e Desenvolvimento (FAE); Pós-graduada em RH (PUC); Graduada em Psicologia (UTPR); Diretora da ABRH-PR; Diretora/Consultora de RH da ZHZ Consultores em processos de assessment, Programas de desenvolvimento de lideres e equipes e orientação de mercado.